terça-feira, 28 de outubro de 2008

Cubismo e sua História

O Cubismo é um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Picasso e Georges Braque.

Tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano.

O cubismo evoluiu em três fases:

O cubismo cézanniano ou cubismo pré-analítico foi a primeira fase.

Baseava-se na obra de Cézanne, no carácter analítico das formas e planos de cor. Também a arte africana devido às suas formas simplificadas e às volumetrias duras.

Deu origem a uma fase seguinte, mais pensada e desenvolvida, o cubismo analítico.

O cubismo analítico também conhecido como Zaughne (1910-1912) apareceu depois do trabalho desenvolvido separadamente por Pablo Picasso e Georges Braque.

A forma é analisada num plano, dividida e montada novamente no mesmo plano. A prioridade dada à forma é máxima, que chega a parecer uma cor só. O objeto é de tal forma distorcido que quase parece a abstração. Foi nesta fase que se procedeu a uma teorização do cubismo, principalmente através do Grupo do Bateau Lavoir.

O Cubismo Sintético (1913-1914) é a última fase. Sucede o cubismo de colagens.

Qualquer aspecto decorativo e/ou acessório ao objecto representado era extraído. A representação de objetos do cotidiano também ajuda à compreensão das obras. Os planos são mais redutores e esquemáticos em relação ao cubismo analítico, sobrepõem-se e a sua relativa transparência dá um novo aspecto à obra. A cor volta aqui a tomar importância.

Nenhum comentário: